domingo, 6 de março de 2011

Sonhos Sabotados


         Sonho em ser uma fada azul, mas não tenho asas. Então mudei de opinião. 
Agora quero ser uma princesa e usar um vestido cor de rosa. Mas meus pais não são reis e aquele vestido parece ser muito calorento. Mudei de novo. Agora sonho em ser uma psicóloga de animais. O problema é que não entendo nada que eles dizem!

         A menina cresceu e seus sonhos também.

         Hoje, aos quinze anos, sonho em ser uma atriz famosa. Só que na minha cidade não tem nenhum curso de teatro que eu possa bancar. Então mudei de ideia. Agora quero ser a garota mais popular do colégio. Mas, não importa o que eu faça, continuo invisível. Mudei de novo. Meu sonho é ir morar sozinha para ficar livre da chateação dos meus pais. O problema é que não tenho emprego. Como vou bancar as contas no final do mês? Droga!

         A adolescente cresceu e tornou-se uma mulher.

         Tenho vinte e poucos anos agora e sonho em ser uma escritora bem sucedida. Mas meus textos ainda não são bons o bastante para serem publicados. Mudei minhas metas. Sonho em encontrar um homem bacana e ter um relacionamento sadio e duradouro com ele. Só que os homens de qualidade que conheço são ou comprometidos, ou padres, ou gays. Mudei. Agora quero fazer faculdade de Letras, mas ainda não concluí o Ensino Médio.

         Aos quarenta anos, alguns raros sonhos desta mulher haviam se realizado, mas ela continuava a sonhar.

         Conheci um homem muito bacana na faculdade de Letras e estamos juntos há quinze anos. Publiquei algumas obras de lá para cá e tenho um filho com dez anos. Agora sonho em ocupar uma cadeira na ABL (Academia Brasileira de Letras). A questão é que não sei se meus livros são tão importantes assim para a literatura nacional. Também sonho que meu filho seja um homem de qualidade, uma pessoa de caráter e humana. Tenho ciência, todavia, que isso não depende só de mim. Ele será responsável por todas as escolhas que fizer.

         Numa quarta feira chuvosa, a senhora, já com oitenta anos, lembrava-se de seus sonhos.

         Há dois anos tornei-me uma imortal da ABL. Meus filhos são homens ímpares e meus netos são umas gracinhas. Hoje o meu único sonho é que eu tivesse ido atrás de todos os meus sonhos. Não importa se conseguiria, desde que lutasse por eles. Mas ao invés disso coloquei um empecilho para cada um deles. Admiro com toda a minha alma os poucos que não deram ouvidos aos meus medos e se realizaram. Hoje cá estou eu com meus cabelos brancos rezando para que meus filhos e netos não cometam o mesmo erro. Nem qualquer outro ser vivente, inclusive você que está acabando de ler estas linhas.







Nenhum comentário: