sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ócio Produtivo


         Nestes dias repletos de tecnologia, pouquíssimas pessoas têm a oportunidade de ficar no ócio e, quando ficam, não sabem o que fazer com ele.
         Frequentemente ouvimos: “Não tem nada interessante na tevê, ninguém online no MSN...” e por aí vai.
         Talvez o que nós precisamos seja voltar aos velhos tempos, recorrer a atividades esquecidas ou pouco lembradas para preencher o ócio e aproveitá-lo melhor.
         Quando estiver plenamente desocupado, lembre-se que existe: uma folha de papel em branco esperando um desenho ou um texto bem criativo; pessoas de todas as idades querendo alguém para quem possam contar suas alegrias e medos; sua cama, que reza para você parar um pouco e descansar; amigos e parentes aguardando ansiosos por um telefonema ou carinho seu; lugares maravilhosos para conhecer; livros incríveis prontos para serem devorados; conhecimentos em busca de pessoas dispostas a adquiri-los; e existe você, que implora inconscientemente por um toque ou abraço de si mesmo.
         Aproveite o ócio para tomar aquele banho demorado, fazer o passeio que vem se prometendo há séculos, ler aquele livro cuja leitura vem adiando há cinco anos pelo menos, e o principal: dar e receber carinho. Estas são sugestões minhas, mas você pode fazer outras coisas que lhe dão prazer.
         Meu único conselho é: não deixe o ócio escorrer por entre os seus dedos como um momento desperdiçado. Aproveite-o!

Nenhum comentário: